Uma vida dedicada ao povo de Belém: conheça a trajetória de Edmilson Rodrigues
Edmilson foi fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) por dois mandatos.
No primeiro mandato como Deputado Estadual, Edmilson Rodrigues participou da Constituinte do Estado do Pará, cujo documento – a Constituição do Estado do Pará – foi promulgada em outubro de 1989. Depois dos primeiros quatro anos no Palácio Cabanagem, Edmilson Rodrigues, então no auge de seus 34 anos, foi reeleito para um novo mandato como Deputado Estadual.
Edmilson Rodrigues venceu as eleições de 1996 e foi eleito, pela primeira vez, prefeito de Belém. À época, ele era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Na virada do milênio, em 2000, Edmilson Rodrigues recebeu a maioria dos votos da população belenense para voltar ao Palácio Antônio Lemos e foi reeleito Prefeito, ainda no PT.
Depois de anos no Partido dos Trabalhadores, Edmilson Rodrigues, já não mais na condição de Prefeito, se filia ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), seu partido até os dias atuais.
Edmilson Rodrigues volta à Assembleia Legislativa do Pará como o deputado estadual mais votado da história do estado do Pará.
Na eleição de 2014, o povo paraense levou Edmilson Rodrigues à capital federal para o seu primeiro mandato no congresso nacional. Foi o deputado mais votado em Belém e o terceiro no estado do Pará. Nas eleições de 2018, com a ameaça fascista rondando a democracia brasileira, o povo do Pará reelegeu Edmilson Rodrigues para o cargo de Deputado Federal. Foi o mais votado no estado com mais de 184 mil votos.
Nas eleições de 2020, Belém mostrou que a união de uma frente ampla, democrática e resistente era o caminho para salvar a democracia brasileira. Em uma eleição polarizada, Edmilson saiu vencedor, novamente, para um terceiro mandato como prefeito da capital do Pará.