O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, candidato à reeleição, assinou nesta quarta-feira, 18, a carta compromisso para o estabelecimento de políticas públicas em prol da proteção e defesa dos direitos e do bem-estar animal, proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA).
Edmilson recebeu no comitê de campanha, os advogados Albeniz Silva Neto, Cláudio Bordalo e Jean Brito, integrantes da comissão. O presidente Albeniz abriu a reunião agradecendo o prefeito pela criação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda), em 2023. “Na carta compromisso que você assinou conosco, nas eleições de 2020, solicitamos a criação de um departamento de proteção animal dentro da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), mas você foi além. A criação da secretaria foi uma conquista muito grande”, elogiou.
Edmilson relatou que a Sepda já realizou quase 50 mil atendimentos e que, para o próximo mandato, vai descentralizar o atendimento criando postos de saúde animal, sendo um em cada distrito de Belém. Ainda, a gestão atual investiu em realizar feiras de adoção de cães e gatos e a “chipagem” de equinos usados para tração. “Animais também são sujeitos de direitos”, destacou Edmilson ao assinar o compromisso com a OAB-PA.
Entre as propostas contidas na carta estão a criação de um serviço de resgate animal e o atendimento de animais de rua com castração e abrigo, inclusive, com a criação do Santuário Público com atendimento médico veterinário.