EDMILSON
RODRIGUES

A HISTÓRIA DE CORAGEM E EXPERIÊNCIA DO PREFEITO DO POVO DE BELÉM.

Foi em 26 de maio de 1957 que nasceu Edmilson Brito Rodrigues, filho de Dona Deusa e Seu Gumercindo. Ed tem 6 irmãos, é pai de Marina, Natália, Solano e Arthur – já falecido, e avô de 3 netos. Prefeito de Belém no terceiro mandato, tem 67 anos, é filiado ao PSOL e possui trajetória destacada política e experiência administrativa.

VIDA ACADÊMICA

Na Academia, Edmilson também tem vasto currículo. É Professor com Licenciatura Plena em Construção Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Arquiteto e Urbanista pela UFPA, Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (IX FIPAM) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)/ UFPA, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/ UFPA e Doutor em Ciências – Geografia Humana – pela Universidade de São Paulo (USP).

Ele é professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mas está licenciado para o exercício do mandato executivo.

Edmilson é autor de livros, como “Aventura Urbana: urbanização, trabalho e meio ambiente em Belém” (NAEA/ UFPA, 1996), “Os Desafios da Metrópole: reflexões sobre desenvolvimento para Belém” (Labor Editorial e NAEA/ UFPA, 2000) e “Território e Soberania na Globalização: Amazônia, jardim de águas sedento” (Editora Fórum – BH, 2012)

POLÍTICA

De 1987 a 1991, com a reabertura democrática do Brasil, após os anos de chumbo da ditadura militar, Edmilson foi eleito para o primeiro mandato como Deputado Estadual, quando participou da Constituinte do Estado do Pará, cujo documento – a Constituição do Estado do Pará – foi promulgada em 05 outubro, a 3 dias do Círio de 1989.

Na virada do milênio, reeleito para a Prefeitura, Edmilson trabalhou em parceria com dois presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e um amigo: Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Recentemente, em uma entrevista, Edmilson falou mais sobre a relação com Lula: “Eu tenho um presidente que gosta de Belém e que me conhece, e que é meu colega, meu amigo, há muito tempo. O Lula sabe meu nome, sobrenome, tem fotos com as minhas filhas, porque já esteve na minha casa”, contou.

Em 2005, Edmilson filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em 2010, consagrou-se o deputado estadual mais votado da história do Pará e voltou a Alepa, onde iniciou sua trajetória na política. Em 2014, foi eleito deputado federal, sendo o mais votado na cidade de Belém, e o terceiro em todo o Estado, com uma votação de 170.604. Em 2018, foi reeleito como o deputado federal mais votado no Pará, com 184.042 votos. E em 2020 foi eleito para um terceiro mandato de Prefeito de Belém com 390.723 votos.

 

Edilson
Moura

Edilson Moura da Silva tem 61 anos, é o atual vice-prefeito de Belém, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Edilson é cientista social, professor e arte-educador, com longa trajetória política.

Ele foi vereador de Belém, de 2005 a 2008; secretário estadual de Cultura, de 2007 a 2010, e acumulou esse posto com a presidência da Fundação Cultural Tancredo Neves (FCP) em 2007; foi deputado estadual, de 2011 a 2014, tendo presidido a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará; e delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Pará, do governo federal, de 2015 a 2016.

Edilson é graduado em Educação Artística (UFPA) e em Ciências Sociais (Unama), especialista em Políticas Públicas e Gestão Estratégica (UNICAMP) e Mestre em Administração (Desenvolvimento Organizacional) pela UNAMA. Possui 30 anos de experiência como professor nas áreas de História em escolas públicas e particulares de Belém, além de professor de Sociologia e Metodologia do Trabalho Científico no curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O site do Ed está em constante atualização. Sejam bem-vindos!
This is default text for notification bar
Pular para o conteúdo