Edmilson Rodrigues venceu o debate do BT+

O prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), candidato à reeleição na capital paraense, foi o que mais apresentou propostas e demonstrou conhecimento sobre a realidade de Belém durante o debate realizado pela plataforma BT+, na noite desta quarta-feira, 25. Edmilson falou sobre os desafios enfrentados, o trabalho realizado e a parceria com o presidente Lula que tem possibilitado trazer recursos para realizar grandes obras. E, ao responder aos adversários, Edmilson mostrou que eles possuem propostas copiadas da sua gestão e apresentou as melhores soluções para os problemas da cidade.

Compareceram ao debate, Edmilson e os candidatos Thiago Araújo (Republicanos), Everaldo Eguchi (PRTB) e Ítalo Abati (Novo). Haviam sido convidados os 6 primeiros colocados em pesquisa eleitoral, mas Éder Mauro (PL) e Ígor Normando (MDB) comunicaram que não iriam participar, enquanto Jefferson Lima (Podemos) cancelou em cima da hora sendo substituído por Ítalo.

As ausências foram bastante criticadas pelos participantes, que evidenciaram a “falta de coragem” dos concorrentes e a falta de respeito com os eleitores. Ficou no ar a pergunta a Normando sobre o voto contra o ar condicionado nos ônibus, em 2017, e se ele planeja aumentar o valor da passagem para beneficiar empresários do setor.

No primeiro bloco, os candidatos se apresentaram aos internautas. Edmilson lembrou os dois primeiros anos de pandemia, corte de recursos do governo Bolsonaro e dívida municipal de R$ 1,5 bilhão deixada pelo antecessor. Ainda, havia a necessidade de reconstrução das políticas públicas destruídas em 16 anos, em várias áreas como saúde, educação e transporte.

Nos blocos seguintes, os candidatos fizeram perguntas entre si. Edmilson respondeu sobre educação, saneamento, saúde e transporte coletivo. “Reformamos 80 escolas, sendo 70 com placas fotovoltaicas e 38 com biodigestores (…)  O professor da Prefeitura hoje ganha mais do que o professor de universidade, pois os professores tiveram reajuste de 71%, enquanto os demais servidores da educação tiveram 33%”, disse ao lembrar que foi premiado 4 vezes como Prefeito Amigo da Criança, pelo Unicef e Abrinq, em reconhecimento ao trabalho realizado.

“Recuperamos o recurso do BID para a macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova e conseguimos mais R$ 192 milhões com o governo federal para a duplicação da Estrada Nova.Foram muitas conquistas, ainda tem muito por fazer” (…) “Estamos construindo a maior estação de tratamento de esgoto da Amazônia, na Estrada Nova, que vai atender 144 mil pessoas de vários bairros. “Estamos iniciando dois grandes projetos de macrodrenagem na Bacia do Mata Fome e no São Joaquim (Parque Urbano) e quase 30 obras de drenagem e urbanização de ruas que irão beneficiar vários bairros”.

.

O prefeito também falou dos investimentos em saúde: “Triplicamos as equipes do Saúde da Família, passando de 104 para 348 equipes, foram 200 novos médicos e selecionamos para 78 para contratar, implantamos o Saúde Belém Digital, aplicativo de consulta on line 24h, e estamos incorporando um dos prédios da Beneficente Portuguesa que será um hospital de retaguarda 100% SUS e outras conquistas virão”.

E sobre os ônibus, Edmilson voltou a falar dos esforços para a renovação da frota da cidade em 513 novos veículos adaptados a PCDs e equipados com ar condicionado e wi-fi, sendo 300 fruto do acordo com o Setransbel, e 213 da frota própria adquirida com recursos federais, sendo 30 desses elétricos. “Nem todos esses 300 ônibus chegaram, mas vão chegar. Há pressão de gente poderosa que não gosta de ver ônibus com ar condicionado, mas conseguimos na justiça que os 51 ônibus que já chegaram sejam postos na rua e 11 já começaram a circular”.

Os candidatos também responderam sobre mudanças climáticas, assunto da COP 30, que aconteceu em Belém, em 2025: “Belém tem 39 ilhas, 52% de áreas alagadas ou alagáveis, bairros populosos de baixada. Daí a importância dos projetos de macrodrenagem, Fizemos a macrodrenagem do Una (nos dois primeiros mandatos) e estamos avançando nos outros bairros, fazendo o urbanismo verde, tornando Belém uma cidade resiliente, com 41 obras de drenagem e pavimentação de vias”, disse Edmilson.

O debate foi transmitido pelo portal do BT+, pelo canal do Youtube e perfis do Facebook e TikTok.

Enize Vidigal, dia 26 de Setembro

O site do Ed está em constante atualização. Sejam bem-vindos!
This is default text for notification bar
Pular para o conteúdo