O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, candidato à reeleição, assinou três cartas-compromisso com a juventude durante a plenária com a presença de cerca de 1 mil jovens representando partidos e entidades do movimento social, na noite da terça-feira, 17, no ginásio do Berço de Belém. A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) enviaram os seus presidentes nacionais, Manuella Mirela e Hugo Silva, para a assinatura.
Edmilson e o vice-prefeito Edilson Moura, que concorrem pela coligação Nossa Família é o Povo (PSOL, Rede, PT, PV, PCdoB, Cidadania e lideranças do PDT), foram recebidos com entusiasmo pela juventude, incluindo os rappers Nic Dias e Pelé do Manifesto. Estavam presentes os jovens ligados a partidos e entidades, confira: UNE, UBES, UJS, MPJ, Manifesta, Juntos, Afronte, MLS, MST, MAB, MTF, Rede, PV, PDT, Paratodos, MAM, Kizomba, JMPT e Pajeú.
Edmilson assinou o “Pacto pelas Juventudes”, elaborado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e que contou com as propostas de políticas públicas para jovens enviadas por entidades representativas de todo o país e também pelos participantes da 4a Conferência Nacional da Juventude. Entre as propostas, estão a realização da Conferência Municipal da Juventude, políticas de acesso gratuito à internet, a criação de casas da juventude e de centros profissionalizantes, educação indígena e rural, transporte escolar e combate ao preconceito, discriminação e racismo, entre outros.
Ele também assinou a “Plataforma Eleitoral da UNE” com 72 propostas, envolvendo temas como assistência estudantil, moradia, cultura, segurança, transporte, combate às drogas e emprego, entre outros. A presidenta Manuella Mirela disse que a UNE está priorizando assinar o documento com as gestões que valorizam a educação e a vida. “A nossa juventude tem vez e voz. Com o compromisso da gestão (de Edmilson) vamos construir a força dos jovens para reeleger Edmilson Rodrigues prefeito de Belém”.
Ainda, Edmilson assinou a “Carta da UBES”, com 25 propostas para uma educação pública de qualidade, cidades inclusivas e democracia participativa, tais como esporte, lazer, cultura e merenda nas escolas. O presidente Hugo Silva defendeu a importância de combater o bolsonarismo nas escolas: “Aqui tem os grêmios estudantis organizados de cada escola de Belém para defender que a escola seja uma fábrica de sonhos. Você, Edmilson, defende a educação”, concluiu.